Voltar
Etapas de Produção | Como são preparados os Produtos Ritter
Controle de Qualidade

A qualidade é o grau de excelência de um produto, sendo obtida e mantida com rigoroso controle no desenvolvimento de todo o processo produtivo, estando condicionada à fonte de matérias-primas, aos processos de transformação, ao armazenamento e à distribuição.

Nossa filosofia é garantir o mais alto padrão de qualidade em todas as etapas do processo produtivo, para trazermos aos nossos consumidores o melhor em doces e geléias.

Nosso cuidado vai desde a escolha criteriosa das frutas e matérias-primas, até a utilização de equipamentos modernos para a fabricação dos nossos produtos.

Quando você compra um produto Ritter, você pode ter certeza de que está comprando o melhor!

O Processamento das Frutas

O processo de produção de doces inicia-se na colheita das frutas. A maior parte tem a sua época de safra nos meses de verão.

Quando as frutas entram na fábrica, elas são lavadas e selecionadas. Faz-se então a limpeza final e em algumas frutas a separação das partes não aproveitáveis como a casca e a semente. Em seguida as frutas são colocadas em cozinhadores , onde são fervidas até serem transformadas em polpa. A polpa, por sua vez, é pasteurizada e enviada para tanques de armazenagem asséptica.

O processamento da polpa de frutas consiste de várias etapas.

A Pasteurização

A forma correta e o domínio de tecnologia de armazenagem das frutas são fundamentais para a qualidade dos doces e geléias.

A Ritter é a única empresa no Brasil que armazena suas polpas em tanques de aço inoxidável. Com esse sistema conseguimos estocá-las sem adição de qualquer produto químico, preservando a pureza das frutas e suas características físicas de cor, aroma e sabor.

Antes de entrar nos tanques, a polpa passa por um processamento asséptico que consiste de uma combinação de princípios de esterilização por exposição à alta temperatura e choque térmico em curto espaço de tempo.

Por que a Armazenagem das Frutas é Importante?

A resposta é simples: em função da época de safra (somente uma vez por ano), temos que armazenar as frutas que vamos utilizar na produção dos nossos doces e geléias durante o ano todo.

Como já foi salientado, somente com instalações de armazenagem e o domínio de alta tecnologia como a Ritter faz dispensa-se o uso de conservantes químicos, o que garante que as polpas tenham seu aroma, cor e sabor preservados.

O Congelamento de Frutas

A Ritter é também grande importadora de frutas especiais, tais como amora, framboesa, morango, pêssego e outras.

Há muitos anos iniciou-se o desenvolvimento de fornecedores no Brasil e no exterior e a implantação de um programa de qualidade total. O resultado está nas frutas, que já vêm totalmente limpas e selecionadas.

Estas frutas importadas são armazenadas a frio (-20°C), garantindo assim sua preservação em estado natural até o momento do preparo dos nossos produtos. Além disso, as frutas inteiras são a matéria-prima que usamos para fazer as deliciosas geléias e doces com pedaços de frutas.

Processamento dos Doces e Geléias de Frutas

O cozimento é a fase de produção em si, momento em que as frutas são fervidas juntamente com os outros ingredientes que compõe os deliciosos doces e geléias.

Os principais ingredientes adicionados são o açúcar ou glicose de milho e a pectina cítrica. Menos conhecida que os outros ingredientes, a pectina também é um produto de origem natural extraído da casca da laranja, que tem como função dar firmeza e textura à composição (é a responsável pela geleificação).

Originalmente, há muitos anos atrás, era comum a utilização de tachos de cobre para o cozimento e preparo de doces. A evolução tecnológica permitiu o aprimoramento dos equipamentos para tachos de aço inoxidável aquecidos por vapor, com misturadores automáticos e sensores de temperatura que permitem uma padronização do produto final.

Todavia, cozinhar nunca deixou de ser uma "arte" e por isso mesmo a Ritter conta com equipes experientes e altamente qualificadas, que fazem a perfeita combinação entre tecnologia e os princípios tradicionais legados pelo seu fundador.

A Ritter conta também com modernos equipamentos de envase, sem o contato humano direto com o produto, assegurando assim total condição de higiene e promovendo ganhos de qualidade e produtividade.